Xiaomi e Lenovo poderão mesmo estar a trabalhar num smartphone 5G powered by Qualcomm chipset

Há uns dias atrás, a gigante chinesa Xiaomi partilhou um post publicado pela Qualcomm, na plataforma micro-blogging Weibo, sobre um suposto mobile chipset de próxima geração. Nesta partilha a gigante chinesa adicionou ainda o texto “expectativa” e, curiosamente, o também fabricante chinês Lenovo respondeu à partilha com “mais do que esperado”.

Este conjunto de ações dos fabricantes chineses gerou rumores de que estes poderão estar a trabalhar num smartphone equipado com o chipset de próxima geração da Qualcomm. Além disto, os mesmos smatphones também poderão ser compatíveis com 5G, uma vez que a Qualcomm já revelou que o seu próximo processador pode ser emparelhado com o Qualcomm Opteron X50 5G modem.

Qualcomm Snapdragon 855

Qualcomm, que tem dominado o mercado de chipsets móveis nos últimos anos, está atualmente a trabalhar num processador líder de próxima geração. A empresa confirmou recentemente que o seu chipset de próxima geração será fabricado usando o processo de design 7nm. De acordo com relatórios, a TSMC, com sede em Taiwan, começará a produção em massa do chipset de 7nm da Qualcomm no quarto trimestre deste ano.

Mais relatórios recentes sugerem que a Qualcomm  poderia alterar o esquema de nomenclatura dos seus processadores com o próximo chipset. O Snapdragon 855 (SDM855) com nome de código “Hena”, tem sido recentemente chamado de SM8150 e medirá 12.4 x 12.4 mm.

Também poderá interessar  Aprenda a desativar a publicidade na MIUI

Outras informações acrescentam ainda que o SM8150 provavelmente não terá um modem 5G integrado. Em vez disto, a Qualcomm  incluirá um modelo Snapdragon X24 com suporte para o Cat. 20 LTE. Isto vem contradizer relatos anteriores que alegavam que o SDM855 a.k.a. o SM8150 viria com o modem SDX50 e seria conhecido como a Snapdragon 855 Fusion Platform. A única explicação plausível para isto é a existência de duas versões do SDM855 – um com o modem 5G e o outro sem.

Embora não se saiba quando é que a Qualcomm planeia anunciar oficialmente o seu novo chipset de próxima geração, espera-se que isto aconteça em Dezembro e que os primeiros smartphones equipados com este chipset ganhem vida no início do próximo ano. Contudo, a Qualcomm enviou convites para um evento que se irá realizar no dia 10 de Setembro onde é provável que apresente um novo processador para smartwatches.

 

Deixa-nos a tua opinião