Review – Lenovo Watch 9

Um smartwatch pode chegar até nós com diversos tamanhos e designs. Como exemplos disso temos o Xiaomi Mi Band 3, o NO.1 F18 e o Lenovo Watch 9! Este último possui a particularidade de parecer um relógio clássico, mas na realidade oferece-nos muito mais do que apenas “as horas”.

Introdução e Especificações

O Lenovo Watch 9 é um smartwatch elegante e clássico. Para aqueles que não gostam de relógios grandes e demasiado tecnológicos, esta poderá ser uma alternativa muito viável. Claro que este possui algumas limitações, como é exemplo a ausência de display. Pessoalmente, eu considero este smartwatch uma excelente opção para aqueles que procuram obter um pouco mais do seu relógio “clássico”.

Unboxing

O Lenovo Watch 9 chega-nos dentro de uma caixa muito simples e pequena. Na parte frontal da embalagem podemos ler o nome da marca e do modelo. Na parte de trás encontramos caracteres chineses.

Dentro da caixa encontramos apenas o relógio em si e um guia de utilizador muito pequeno (em chinês). Este produto não possui um carregador porque o funciona apenas com uma pilha redonda.

Resultado de imagem para lenovo watch 9

Hardware & Design

Este smartwatch “clássico” não só tem um aspecto elegante, como também assenta bem no pulso. Ele possui a aparência de um relógio clássico que pode ser usado para ir trabalhar ou até mesmo para uma reunião de negócios. Enquanto isto, o equipamento vai monitorizar a tua actividade e avisa-te quando tens uma notificação no teu smartphone.

O botão do Watch 9 apresenta um clique acessível e possui vidro de safira com 9H (dureza). Isto torna o monitor do relógio extremamente resistente e está protegido contra impactos ou quedas. O revestimento externo é feito com aço, mas o equipamento continua leve.

Resultado de imagem para lenovo watch 9

É confortável?

Devido ao facto de este ser leve, o equipamento é muito confortável de usar. Por vezes, quase que te esqueces que ele está no teu pulso, e só te apercebes quando recebes uma nova notificação. O botão do smartwatch não é muito grande, logo não incomoda o pulso quando se dobra a mão.

Pessoalmente, eu gosto bastante de usar o smartwatch. A meu ver, os materiais estão bem escolhidos, possui um design adequado à tua rotina e as notificações chegam a ti através de uma leve vibração no teu pulso.

Como ligar / desligar?

Como já referido, o terminal da Lenovo possui um botão no seu lado direito. Se o pressionares por aproximadamente 5 segundos, verás que um LED vermelho se irá iluminar. Este LED encontra-se no parte superior (12 horas) e irá piscar. Isto indicará que o teu smartwatch está ligado. Agora sim, podes abrir o aplicativo (links em baixo) e fazer a conexão.

Também poderá interessar  Discord Store vai começar a vender jogos em Early Access

Resultado de imagem para lenovo watch 9 button

Software

A aplicação do smartwatch tem o nome de Lenovo Watch e, a meu ver, é bastante interessante. Apresenta toda a informação que necessitas de uma forma clara e agradável. A navegação no aplicativo é boa e simples, logo torna-se intuitiva.

No menu, se clicares em Watch Maintenance, podes obter algumas dicas para proteger o teu equipamento e mantê-lo a funcionar nas melhores condições.

                              

Deixo também os links para download da Lenovo Watch app:

Features

Manual de utilizador em inglês

Resistência à agua

O Watch 9 é, de facto, à prova de água segundo a classificação de 5ATM! Isto significa que é à prova de água e que podes tomar banho com segurança ou mesmo lavar a louça. Apenas precisas de ter algum cuidado ao mergulhar, pois o relógio pode ser danificado pela pressão da água.

Imagem relacionada

Encontrar o smartphone

Segundo a Lenovo, existe uma função que te ajuda a encontrar o teu smartphone, caso o percas. Isto funciona de uma forma simples e considero este recurso bastante útil. Se pressionares o botão do teu relógio duas vezes, uma curta vibração é sentida no teu smartphone, seguida do alarme no teu smartphone. O ponto fraco desta função é que, após a sua utilização, vais precisar de voltar a calibrar o teu smartwatch.

Monitor de actividade

Um smartwatch não seria verdadeiramente inteligente se não acompanhasse a tua saúde. O Lenovo Watch 9 consegue monitorizar os teus passos. Podes também iniciar várias atividades através do aplicativo, como:

  • Running
  • Hiking
  • Cycling

Isto torna o teu smartwatch ainda melhor! Em vez de medir apenas os teus passos, podes medir várias actividades.

Monitor de sono

No monitor de sono, podes ver quantas horas já dormiste. Podes também ver quantas dessas horas foram de sono leve e quantas em sono profundo. Isto pode fornecer-te uma visão útil do quão bom é o teu sono. Além disso, podes ver quantas vezes acordaste durante o ciclo de sono.

Também poderá interessar  YouTube anuncia parceria com a Wikipédia sem a avisar

Daily Mood

Com base no teu sono, o Watch 9 fará uma previsão do teu humor diário. Este é um truque divertido, mas não possui nenhum valor real.

Notificações

Neste quipamento, as notificações não serão irritantes. Estas serão apenas uma vibração suave no teu pulso. Tu terás a percepção da notificação que acabaste de receber, mas as pessoas ao teu redor não se irão aperceber de nada.

Resultado de imagem para lenovo watch 9 button

Sensor de Frequência Cardíaca

Na realidade, o smartwatch da Lenovo não possui um sensor de frequência cardíaca, o que contribui para a longa duração da bateria. Porém existe uma maneira de medir a tua frequência cardíaca dentro da app. Quando queres medir a tua frequência cardíaca, a app vai ligar o flash do teu smartphone e tens de colocar o teu dedo lá. Ao fazer isto, ele medirá a tua frequência cardíaca de uma forma inteligente.

 

Vida útil da bateria

Este ponto é simplesmente fantástico no Watch 9. O teu equipamento pode aguentar até 240 dias com a mesma pilha. Se o usares constantemente, só vais precisar de trocar a bateria uma vez a cada 8 meses. A duração da bateria do Lenovo Watch 9 é realmente boa.

Eu não sugeriria que substituísses a bateria tu mesmo, a menos que tenhas a habilidade necessária para o fazer. O interior do relógio é muito frágil e podes partir algo facilmente.

Conclusão

O Lenovo Watch 9 é um bom smartwatch clássico. Ele chega com quase todos os recursos que eu procuro num smartwatch por um preço incrivelmente baixo. Infelizmente, faltam algumas características, como um display para mostrar o conteúdo das notificações ou um monitor de frequência cardíaca. Porém, isto teria um grande impacto na duração da bateria e no preço do equipamento.

O design e os materiais usados são bons e quase que parecem premium. O vidro de safira e os acabamentos em aço podem facilmente lidar com um impacto ou queda, o que é muito bom face o preço deste smartwatch.

Podes encontrar este smartwatch por cerca de 18 euros aqui. Não te esqueças da campanha de cashback onde podes receber até 10% do valor da tua compra.

 

Deixa-nos a tua opinião