[Entrevista] Wiko – Porta-voz português reforça aposta e importância do mercado nacional

A Wiko esteve presente na maior feira de tecnologia mobile, o Mobile World Congress, em Barcelona e tivémos a oportunidade de conhecer os novos modelos Wiko View 3 e View 3 Pro.

Os novos modelos chegam com características renovadas e uma grande aposta quer no design quer nas câmaras fotográficas e inteligência artificial.

Estivemos à conversa com Manuel Ferreira, Country Manager para Portugal, que se mostrou entusiasmado com o comportamento que a marca tem tido no mercado português. Manuel Ferreira confessou ainda que como 4ª marca mais vendida em Portugal (segundo o relatório de 2017 disponível à data da entrevista) chegou a hora de renovar a imagem da marca, fazendo jus à maturidade que atingiu.

A empresa, sediada em França, ganha agora novos escritórios no Estados Unidos fruto também da colaboração com a Sprint, a 4ª maior operadora de telefonia móvel dos EUA e, segundo o porta-voz da Wiko, está para chegar um novo equipamento ao mercado.

Podes ler a entrevista completa mais abaixo neste artigo e assistir ao vídeo do nosso hands-on ao Wiko View 3 Pro.

A aposta da Wiko no mercado português situa-se sobretudo no segmento de gama média. Quais os desafios do mercado atual que a Wiko encontra?

“Temos consciência de que cada vez existe mais concorrência no mercado, no entanto isso apenas serve para nos sentirmos motivados a apostar numa maior qualidade de oferta aos nossos consumidores. No mercado nacional somos a 4ª marca mais vendida de smartphones, sendo que desde o início da comercialização da marca Wiko em Portugal, já vendemos mais do que 1,5 milhões de terminais. (N.d.r.- ranking referente ao ano de 2017 – relatório disponível à data da entrevista) Isto prova que temos já grande parte dos portugueses fidelizados à Wiko e acreditamos que a tendência venha a aumentar ou, pelo menos, para isso trabalhamos. Somos uma marca muito focada no consumidor (…).”

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“A nossa estratégia sempre passou por democratizar a tecnologia e torná-la acessível a todos.”

Os novos View 3 e View 3 Pro chegam com um setup de câmara tripla e ecrã de maiores dimensões sem grandes margens. É um pedido do mercado ou um aproximar da marca a características de equipamentos topo de gama?

“Até à data, a nossa estratégia sempre passou por democratizar a tecnologia e torná-la acessível a todos. Já nos nossos View2 Plus e View2 Go pudemos oferecer características de topo de gama (…)”

“Agora vamos ainda mais longe pois sentimos que a Wiko cresceu em termos de marca e de ambições, pelo que decidimos apoiar a vontade dos nossos consumidores e mostrar-lhes que oferecemos equipamentos que vão ao encontro das suas necessidades e vontades. (…)”

A Wiko tem simplificado cada vez mais a sua User Interface. O que falta para apostar no Android One ou Android Go?

“Cada vez mais, nos direcionamos a uma experiência de Google pura, embora, para nos adaptarmos aos usos e necessidades dos nossos diferentes perfis de utilizador, por vezes personalizamos algumas das aplicações do Google ou desenvolvemos uma interface mais fácil e intuitiva para aqueles com menos conhecimento tecnológico. Um destes exemplos é o Easy Mode, ferramenta que facilita a utilização do terminal e que incluiremos este ano em praticamente todos os modelos de gama. “

A renovação da marca e mudança de imagem o que significam e o que querem trazer de novo para o mercado?

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“No que diz respeito à renovação da marca e mudança de imagem, sentimos que a Wiko conseguiu atingir já uma maturidade (…) a nossa ambição é apoiar os nossos consumidores a viver a vida ao máximo e acreditamos que com a nossa imagem e estratégia a conseguimos atingir.”

Nova imagem chega com novos escritórios internacionais e novos equipamentos

“A acompanhar a mudança de imagem chega também a nossa presença no mercado norte-americano, com dois escritórios – em Dallas (Texas) e Atlanta (Geórgia). Faremos a nossa primeira colaboração com a Sprint, a 4ª maior operadora de telefonia móvel dos EUA, e contamos lançar um novo equipamento nas próximas semanas.”

Os designs experimentais para os View 3, baseados em verdadeiras obras de arte, podem chegar ao mercado, ou são apenas maquetes?

“Até agora sempre procurámos ser diferenciadores na nossa oferta de equipamentos de qualidade a preços mais competitivos.  Sentimos que os nossos novos smartphones, View3 Pro e View3, trazem a história do View para o próximo nível com ecrãs de imersão máxima, experiência de câmara tripla inteligente, baterias de longa duração e desempenho potente, sendo que o preço atrativo pretendemos manter sempre. No entanto, os designs experimentais apresentados no stand não deverão chegar ao mercado, foram apenas uma amostra imersiva do que somos capazes de fazer com materiais e design dos diferentes departamentos da marca.”

aparicio

Editor in Chief, Journalist and Camera guy

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