Cartão de débito com impressão digital já é uma realidade

Muita tinta têm corrido sobre os novos métodos de biometria, em parte devido a evolução e implementação dos mesmos em dispositivos móveis. Há ainda quem vá mais longe e afirme que as passwords e pins têm os dias contados.

Se antes achava que essa afirmação era um olhar para um futuro distante, hoje uma notícia veio mudar a minha opinião. O banco britânico NatWest está a testar um novo cartão de pagamentos com um scanner de impressões digitais embutido.

O cartão irá permitir que os clientes façam compras contactless sem necessidade de inserir um PIN, ou seja, o limite de £30 para pagamentos com a tecnologia não se aplicará quando a impressão digital for usada.

Os dados das impressões digitais são armazenados localmente no cartão, o que significa que não poderão ser roubados da base de dados do banco numa eventual falha de segurança. Apesar de conveniente e rápido o sistema não é completamente infalível. Há sempre a possibilidade de um ladrão suficientemente determinado roubar e “clonar” a tua impressão digital, mas é muito mais seguro do que um PIN que pode ser facilmente visto quando inserido.

O teste, que incluirá 200 clientes, terá inicio em meados de abril. Espero que a tecnologia se torne mainstream e que chegue rapidamente a território nacional.

Também poderá interessar  Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico - Escapadinha de fim de semana

Deixa-nos a tua opinião