Xiaomi e Microsoft juntos a evoluir a Inteligência Artificial (AI)

0
542

Poupa em TODAS as compras na GearBest

Clica aqui para Cashback até 10%


Há alguns dias recebemos a notícia de que a Xiaomi e a Microsoft estariam a preparar uma parceria, mais alargada do que aquela que já existe, para colaborarem no desenvolvimento de sistemas de inteligência artificial (AI), computação em “cloud” e também a nível de hardware.

Não sendo de todo novidade que se tratam de duas empresas que querem entrar com mais expressividade em novos mercados, este acordo seria apenas mais um que as diversas empresas, espalhadas por esse mundo fora fazem, no entanto esta parceria revelou partilhas ao nível de alguns sistemas bem conhecidos e que pertencem à Microsoft, como é o caso do “Microsoft Azure” e do “Microsoft Cortana” . Se o primeiro (Azure) é essencialmente direcionado a ferramentas de trabalho, o segundo (Cortana) já abrange uma cota de mercado mais alargada e com potencialidades para o vermos entrar em nossa casa em diversos tipos de equipamentos como pc’s com Windows 10, Tablet’s e colunas com inteligência artificial, para além disso, Xiaomi concordou em pré-instalar o Microsoft Office e Skype nos seus dispositivos Android, ou seja, os dispositivos da Xiaomi já virão com programas da Microsoft pré-instalados de fábrica.

Ora sobre o trabalho a desenvolver com o Cortana recai uma enorme expectativa, uma vez que o acordo alcançado prevê a inclusão deste sistema, nas recentes colunas inteligentes da Xiaomi, a MI AI SPEAKER, que até este momento só suporta instruções em chinês. Por seu lado o Cortana, implementado em Outubro de 2017, no INVOKE, desenvolvido pela Harman Cardon permite até ao momento instruções em Inglês, Chinês, Francês, Alemão, Japonês, Italiano, Espanhol e Português do Brasil (na última atualização).

Também poderá interessar  Review Xiaomi Mi Speaker 2

Considerando o descrito, podemos esperar que venha a ser desenvolvido um novo speaker, onde sejam implementadas as ideias das duas marcas ou então, simplesmente, a adoção de uma interface comum a suportar um maior número de idiomas e mantendo os produtos já desenvolvidos pelas duas marcas. Importa referir que o MI AI Speaker custa cerca de 70€ na Gearbest e o INVOKE cerca de 95€.

Fiquem atentos a novidades sobre este tema, pois poderá estar a ser desenvolvido um novo sistema que venha ombrear com o sistema Alexa, Siri ou Google Now.

Mais novidades em breve!

Grupo de ajuda e dicas no Facebook

Adere ao nosso grupo no Facebook!

Deixa-nos a tua opinião