Websummit 2018: Ambrosus, The Crypto of Tomorrow

0
141

Poupa em TODAS as compras na GearBest

Clica aqui para Cashback até 10%


Começou ontem em Lisboa, dia 5 de Novembro de 2018, mais uma edição da maior cimeira de inovação e tecnologia do mundo. Com a Websummit espera-se a presença de mais de 70.000 pessoas pela capital portuguesa, de entre os quais speakers, media, start-ups e investidores. Prometendo assim, mais uma vez, ter um forte impacto na economia portuguesa. Como já é de esperar, o OhMyGuide! está lá para te trazer as novidades deste acontecimento.

O que é a Ambrosus(AMB)?

A Ambrosus é um dos milhares dos projetos presentes nesta edição da Websummit e é uma rede de IoT (Internet of things) impulsionada pelo blockchain direccionadas principalmente a empresas das indústria alimentares e farmacêuticas. Esta rede promete aos clientes o diálogo seguro entre sensores, registos distribuídos e bases de dados, de forma a otimizar a visibilidade e a garantia de qualidade das respetivas cadeias.

Este projeto tem como missões:

  • Definir o padrão global para gestão descentralizada das cadeias;
  • Fornecer garantias de qualidade nos ecossistemas de IoT das empresas.
Resultado de imagem para ambrosus

O que faz o Ambrosus?

A Ambrosus procura estabelecer um sistema com menos interação humana, construindo o hardware necessário para rastrear items mais ou menos automaticamente por meio de adesivos e embalagens que podem ser verificados quanto aos dados relevantes.

Com uma combinação de sensores que captam movimentos, temperatura e outras métricas, e juntamente com chips RFID, códigos QR ou outras formas de obter e definir dados, a Ambrosus espera desenvolver um sistema de rastreamento robusto que possa oferecer uma variedade de condições.

Também poderá interessar  [WebSummit] Segue aqui as emissões ao vivo, em HD!

As verificações mais díspares podem ser reunidas e, quanto mais automatizadas, a verificação cruzada é possível sem verificação humana, levando a um alto grau de confiança na validade das cadeias.

A Ambrosus também possui uma economia de token embutida na sua solução de blockchain, mas funciona de forma um pouco diferente do que se poderia esperar. Normalmente, as blockchains procuram construir uma economia de transacções onde as pessoas pagam pela troca de informações. Por exemplo, no caso de uma cadeia alimentar, uma pessoa que deseje solicitar informações sobre o histórico de um produto pode precisar de pagar uma determinada quantia, em tokens para recuperar esses dados da rede. As transacções baseadas no uso fundamental do sistema incentivam as pessoas a adquirir tokens e fornecer o valor da rede.

A Ambrosus não está apenas a fabricar hardware pois também fornece uma estrutura para que os desenvolvedores desenvolvam apps que atendam às necessidades inesperadas que as empresas costumam ter.

Para este projeto, o cenário ideal seria remover os seres humanos de todos os processos que estão envolvidos e fazer com que os dados provenham do próprio produto. Como serias capaz de dizer que um produto realmente passou por um determinado depósito, sem a intervenção humana que insere informações passíveis nos formulários ou aplicativos relevantes? A única maneira de um produto ser marcado como tendo passado por um determinado armazém é que este seja registado no depósito em questão. Perante isto, mais confiança poderia ser dada ao sistema como um todo.

Uma tecnologia bastante interessante para o tracking das encomendas da Gearbest!

Grupo de ajuda e dicas no Facebook

Adere ao nosso grupo no Facebook!

Deixa-nos a tua opinião