Vulkan API – a revolução dos jogos Android está a chegar

0
256

Poupa em TODAS as compras na GearBest

Clica aqui para Cashback até 10%


A OpenGL, API de gráficos 3D da Qualcomm, foi agora substituída pela sua sucessora Vulkan. A nova API está presente nas GPUs Adreno 5xx e Adreno6xx e promete gráficos de alto desempenho.

Ao contrário da OpenGL, a Vulkan API consegue utilizar todos os núcleos do CPU, de forma  a enviar as tarefas à GPU e executar operações de memória. Outra das grandes vantagens desta nova API é a facilidade de desenvolvimento entre plataformas de PC’s, consolas e dispositivos móveis.

Algumas das características do Vulkan 1.1 incluem operações SubGroup, integração de extensões, SPIR-V 1.3 entre outras. A versão 1.1 da Vulkan já foi colocada no código Android AOSP. Isto significa que poderemos ter esta nova versão na próxima Developer Preview do Android P.

Os benefícios reais deste tipo de tecnologia podem passar despercebidos, no entanto é importante salientar que isto é um upgrade a uma tecnologia já existente. Como podes ver na imagem o OpenGL apenas utiliza (e satura) um dos cores do processador enquanto que a tecnologia Vulkan divide as tarefas entre os vários cores o que faz com que a performance seja altamente melhorada.

Os jogos que usem actual versão do OpenGL, vão continuar a funcionar com a actualização. Os benefícios vão começar a ser notados assim que os Android Developers comecem a usar esta tecnologia nas próximas versões Android.

Também poderá interessar  Honor lança smartphone Gaming - Honor Play

 

Grupo de ajuda e dicas no Facebook

Adere ao nosso grupo no Facebook!

Deixa-nos a tua opinião