Ranking AnTuTu Android TV Box – Fins 2016/Início 2017

0
4988
Ranking Antutu

Hoje trago um apanhado geral das pontuações às principais Android TV Box comercializadas no final do ano de 2016 e no início de 2017.

Algumas delas passaram aqui pelo blog e pelo canal de youtube e noutros casos fui colhendo dados disponíveis publicamente em diversos websites, blogs e forum’s.

O teste do AnTuTu é muito utilizado para comparar a performance “bruta” de equipamentos e muito citado quando falamos em equipamentos de topo e as suas capacidades. Ainda assim, como já referi em diversas ocasiões, o mais importante nem sempre são os números e devemos ter em conta o funcionamento real dos equipamentos, as suas características particulares (como por exemplo interfaces e conectividade), o software e os seus possíveis erros (bugs do S.O. ou incompatibilidades), a tradução do hardware na capacidade da Box reproduzir ou descodificar alguns codecs e formatos de vídeo, a estabilidade do sistema e da interface e, sobretudo, as garantias de suporte futuro e atualizações OTA que implementem correcções ou novas funcionalidades.

Ranking Antutu
Estas pontuações são de testes isolados e podem oscilar em função das condições de execução dos testes.

O equipamento que lidera a “corrida” é a R-TV Box K99, que vem equipada com 4GB Ram e 32GB Rom, que ajudam o SoC RK3399 a obter esta pontuação. No entanto, conforme indicado no artigo da sua review pela AndroidPC.es, a sua performance real fica aquém daquilo que seria expectável exatamente porque não há uma optimização de software que faça jus ao hardware que a compõe.

Por outro lado temos a WETEK.Hub, já analisada por mim (vídeo mais abaixo) que tem um óptimo desempenho multimédia e sem bugs no S.O. (já com Android 6.0) e que é inclusivé capaz de reproduzir NetFlix 4K. Mais uma vez: “os números, são números…”

As Box que mais se adequam, na minha opinião, a um utilizador mediano seriam a Alfawise H96 Pro+, a Beelink GT1 Ultimate ou mesmo a WETEK.Play2, que tem ainda função DVB (sintonizadores).

No topo está a Nvidia Shield TV, um equipamento com uma performance brutal e com inúmeras funcionalidades e potencial, sendo que neste caso usa S.O. Android TV baseado em Android 7.

A nível de SoC dou grande preferência aos equipamentos equipados com chips Amlogic, sendo que o mais recente (S912) é o que tem tido melhores resultados – seja multimédia seja gaming e desempenho Android.

Na “luta” RockChip vs Amlogic talvez o RK3399 venha aquecer as coisas.

SoC AnTuTu

Estes são alguns resultados que podem “guiar” a compra de um equipamento para ser o “centro” do nosso Setup Media Center mas a chave será sempre a forma como o desenvolvimento das ROM permite tirar partido do hardware e as ROM alternativas podem muitas vezes ser chave para “salvar” o consumidor.

Também poderá interessar  Guia de HTPC - dos 30 aos 650€ que box escolher?

Grupo de ajuda e dicas no Facebook

Adere ao nosso grupo no Facebook!