O que é uma VPN (Virtual Private Network) e como é que funciona?

0
467
VPN o que é?


Poupa em TODAS as compras na GearBest

Clica aqui para Cashback até 10%


Como funciona?

Quando nos conectamos a uma rede pública como a internet podemos assumir que todos os dados que enviamos e recebemos viajam pela rede dentro de um túnel gigante (juntamente com os dados de outros utilizadores). Portanto se alguém tiver interesse em espiar os dados que estamos a enviar pode facilmente interceptar os pacotes de dados que enviamos para a rede.

Quando utilizamos uma VPN esta basicamente faz com que tenhamos um pequeno túnel pessoal dentro do grande túnel. Esse pequeno túnel está encriptado ou seja para quem tentar ler os dados que aí passam terá um conjunto de dados no mínimo estranhos e sem sentido fazendo com que a nossa segurança esteja à partida garantida no transito de dados.

 

Criar uma ligação VPN envolve 3 fases:

Autenticação: Nesta fase os pacotes de dados são primeiro encapsulados, postos dentro de outro pacote com cabeçalhos e mais alguns dados necessários para identificar a identidade dos pacotes. Depois disto feito o nosso dispositivo inicia uma conexão ao enviar um pedido ao servidor VPN que por sua vez responde ao nosso dispositivo com o reconhecimento e pede as credenciais para clarificar a autenticidade do utilizador.

Tunnelling: Após a autenticação ser sucedida é criado um túnel imaginário que nos permite enviar os dados que quisermos através dele.

Também poderá interessar  VPN - Uma breve explicação

Encriptação: Após o tunel ser criado com sucesso podemos enviar qualquer informação por ele, no entanto isto não é seguro se estivermos conectados a um serviço de VPN grátis. Teremos portanto de encriptar os pacotes de dados antes de enviá-los através do túnel , impedindo assim qualquer outro utilizador possa espiar os dados contidos nos nossos pacotes.

tunel vpn

Em suma: Queremos aceder a um site, o nosso dispositivo irá enviar um pedido de acesso ao servidor VPN que irá encaminhar, imediatamente, o pedido para o site que queremos aceder e este, por sua vez, vai enviar de volta os dados para o servidor VPN que os vai reenviar para o nosso dispositivo. O site a que acedemos irá reconhecer o servidor VPN como o utilizador real e desta forma não deixamos rasto em qualquer acesso que fazemos.


 

Grupo de ajuda e dicas no Facebook

Adere ao nosso grupo no Facebook!

Deixa-nos a tua opinião