Novos Canais na TDT

0
2649

Poupa em TODAS as compras na GearBest

Clica aqui para Cashback até 10%


A Televisão Digital Terrestre chegou aos Portugueses em 2012 e até hoje estão disponíveis sete canais: RTP 1, RTP 2, RTP 3, RTP Memória, SIC, TVI e o Canal Parlamento.

Dentro de pouco tempo a TDT vai acrescentar mais dois canais, um canal de desporto e um canal de informação passando assim a disponibilizar nove canais.

Ao que parece o Ministério da Cultura enviou hoje à entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) os documentos necessários para incluir este dois novos canais. Segundo estas informações serão realizados dois concursos distintos, um para o canal de informação e outro para o canal de desporto.

“O Ministro da Cultura enviou hoje [terça-feira] para a ERC os Regulamentos e respetivos Cadernos de Encargos dos concursos destinados a atribuir duas novas licenças aos operadores privados na TDT. A escolha das tipologias de canais a atribuir neste concurso resultou da ponderação entre a oferta televisiva atual, a capacidade que os operadores têm em oferecer determinadas tipologias de serviços de programas, bem como da apetência do consumidor por determinados conteúdos e da sua capacidade em usufruí-los.”

A ERC tem 20 dias úteis para analisar e se pronunciar sobre o assunto do concurso. Após terminar o prazo irão abrir uma consulta pública com a duração de 30 dias. Após a conclusão do processo será anunciado oficialmente a abertura deste dois concursos. A ERC terá de analisar as candidaturas e atribuir as licenças finais.

Também poderá interessar  5G. Atualização da TDT pode ter custos

Além do acréscimo deste dois novos canais, a banda 5G vai obrigar mudanças no serviço TDT. A ANACOM divulgou em julho o roteiro nacional de libertação da faixa dos 700 MHz, necessária para o desenvolvimento da 5.ª geração móvel. Esta libertação, com início no último trimestre de 2019 e fim até 30 de junho de 2020, irá implicar na migração do TDT para uma nova faixa de frequências.

 

Grupo de ajuda e dicas no Facebook

Adere ao nosso grupo no Facebook!

Deixa-nos a tua opinião