GUIDE: Como alterar uma ROM no MiPad3

0
559

Poupa em TODAS as compras na GearBest

Clica aqui para Cashback até 10%


O MiPad3 foi, na minha sincera opinião, um flop da Xiaomi (para o mercado internacional). Digo isto pois a Xiaomi não desenvolveu nenhuma ROM oficial internacional, também conhecidas como Globais. Isto levou a que muitos dos seus clientes (eu incluído) tivéssemos de arranjar soluções: ROMs não oficiais como a xiaomi.eu ou a multiROM.
Quem fez as suas compras na Gearbest, quando recebeu o tablet verificou que este se encontrava com uma shop ROM adaptada para o mercado internacional. Embora para muitos isto seja suficiente, a mim faz-me alguma “comichão” (a nível de segurança) este tipo de ROMs. Por essa mesma razão decidi estudar algumas soluções.

A nível de opções verifiquei que existiam 3 opções viáveis:

– Xiaomi.eu
– MultiROM.me
– ROM chinesa com instalação de serviços Google (esta opção será viável se o touchscreen não funcionar após a instalação de alguma outra ROM)

Não nos responsabilizamos por qualquer dano no teu equipamento, estamos no entanto bastante certos de como se seguires estes passos não deverás ter qualquer problema.

Para os dois primeiros casos a instalação da ROM segue os mesmos passos e portanto são estes passos que se pretendem descrever neste tutorial.

1 – Fazer download dos ficheiros necessários. (ROM(xiaomi.eu), instalador do ADB, drivers do ADB, TWRP).

2 – Instalar no PC o ADB e as respectivas drivers.

3 – Extrair o ficheiro de imagem do TWRP (que estará comprimido em .zip).

Depois destes passos estamos prontos para começar. (NOTA: deves ter o equipamento carregado a cima de 50%, de preferência totalmente carregado)

– Deves iniciar o teu equipamento em modo fastboot (O MiPad3 foi lançado com o bootloader desbloqueado – provavelmente para facilitar a instalação de novas ROMs uma vez que a Xiaomi não lançou uma ROM global para este equipamento). Para isto deverás desligar o teu tablet e de seguida pressionar os botões Power + Volume Down até te aparecer a imagem seguinte.

Também poderá interessar  Atenção: Há e-mails falsos a circular em "nome" dos CTT

– Deves correr agora o programa instalado o ADB. Após conectares o teu tablet ao pc em modo fastboot deves escrever na linha de comandos do ADB: fastboot devices e deverá aparecer algo semelhante à imagem.

– O passo seguinte é limpar toda a memória do tablet, isto é, se tiveres ficheiros importantes deves guardá-los pois toda a memória será apagada e posteriormente o sistema operativo também. Para isto deves escrever na linha de comandos do ADB: fastboot -w

– De seguida deverás escrever o comando: fastboot erase system

– Depois do último passo completo deverás introduzir novo comando: fastboot format system

– Por fim deverás instalar o twrp da seguinte forma: fastboot flash recovery <localização do twrp> para adicionares a localização do twrp vais à pasta onde guardaste a imagem do mesmo e arrastas o ficheiro para a linha de comandos, que vai assumir logo a sua localização.

Se cumpriste todos os passos deverás ter o TWRP instalado no teu dispositivo.

De seguida passaremos à instalação da ROM no dispositivo (agora sem sistema operativo). Para isso uma forma simples de reiniciar o teu dispositivo e iniciar por TWRP passo por escrever o seguinte comando: fastboot reboot

Mal dês Enter com o último comando deves verificar que o tablet está a reiniciar. Mal vejas isto deves pressionar a tecla VolumeUp para entrares no TWRP. O teu ecrâ deverá ficar como na imagem seguinte.

Deves arrastar a seta onde diz Swipe to Allow Modifications. E aparecerá o seguinte Menu:

Também poderá interessar  BlueWeek - As melhores promoções da AlienTech estão aí!

De seguida vais a Wipe -> Advanced Wipe -> Seleccionas Data -> clicas em Repair or Change File System -> Repair File System -> Swipe to Repair

Depois de correr até ao fim deverás carregar no botão iniciar e seleccionar a opção Mount. Aqui deverás verificar a storage – como podes ver na imagem a storage estava com 776Mb quando o Mipad tem 64GB de ROM isto significa que tens de fazer mais um passo antes de transferires a ROM escolhida para o equipamento.

Tens de ir novamente a Wipe -> Format Data -> escreves “yes”

Depois deste passo deverás ir a Mount novamente para verificar a storage.

Por fim poderás copiar o ficheiro da ROM.zip para o teu dispositivo e ainda no TWRP deverás voltar ao menu inicial e clicar em Install . Aqui deves selecionar o teu ficheiro da ROM, no meu caso Xiaomi.eu e é só instalar. No final do processo ficarás com uma ROM decente e bastante fluída. Há casos em que os utilizadores se queixaram que o touch não funcionava e tiveram de alterar a ROM, o processo é o mesmo para instalação de outra custom ROM. Em último caso terás a versão chinesa onde poderás adicionar as ferramentas da Google.

No meu caso com a xiaomi.eu (última ROM desenvolvida – foi descontinuada no entanto muito fluída e sem bugs que tivesse notado até agora)

Grupo de ajuda e dicas no Facebook

Adere ao nosso grupo no Facebook!

Deixa-nos a tua opinião