Feedback Tranportadoras – a minha opinião e conselhos pessoais

15
7393
envios-a-cuba

São muitos que se questionam qual o melhor método de transporte de diferentes encomendas e por vezes recorrem à Equipa do KODIPORTUGAL ou ao grupo no Facebook para se aconselharem.


Neste artigo vou tentar dar o meu feedback dos diferentes métodos e transportadoras, tendo em conta as várias dezenas de objectos que me foram entregues ou que enviei.

estrategias-envios-tiendas-onlinePrimeiro que tudo vou falar dos envios nacionais.

Da minha experiência contactei mais com operadoras como CTT e CTT Expresso, MRW, NACEX e Chronopost.
Os CTT e CTT Expresso têm um ponto a favor que é o facto de conhecerem melhor, em regra geral claro, as ruas e as moradas pelo que mais facilmente dão com a nossa morada e fazem a entrega sem precisarem de nos contactar. Por outro lado, os estafetas não têm que nos contactar por telefone caso não encontrem a morada pelo que devem sempre seguir o estado do envio através do site dos CTT e CTT Expresso. Da minha experiência – Correio Registado e EMS 19 acabam por ser serviços bem semelhantes (entrega no dia útil – continente) e com preço mais baixo para Correio Registado.
A MRW, NACEX e Chronopost, dos contacto que já tive, tiveram desempenhos semelhantes e por norma ligam antes de efetuarem entrega, para saber se estamos na morada – oferecendo a possibilidade de ir ao nosso encontro caso seja conveniente na rota ou mesmo deixar a alguém da nossa confiança (claro que isto deverá ser feito a vosso próprio risco!). No caso da MRW já me fizeram uma recolha e correu tudo bem.
Saliento a Chronopost que nos envia uma SMS com uma hora prevista de entrega, o que pode ser bastante útil.
A nível internacional temos vários operadores e métodos.
DHL, TNT, UPS, Correio Registado/Expresso, Envios “desdobrados” (já explico melhor):
Tanto a DHL como a TNT ou UPS são empresas bastante conhecidas e com os seus padrões de qualidade de entrega mais “premium”. São empresas que acabam por ter algumas vantagens no que diz respeito à rapidez do envio (2-3 dias para envios na Europa e até 7 dias para envios extra-comunitários). Além desta rapidez são empresas em que o re-agendamento e a alteração da morada de entrega costumam ser procedimentos muito fáceis e, normalmente, sem custos.
Por outro lado, para envios vindos por exemplo da China, quando é necessário efetuar o desalfandegamento de algum objecto a “conta” pode sair cara. A taxa de apresentação à alfândega e tratamento da documentação, por exemplo da DHL, chegam facilmente aos 30/40€. Neste casos podemos optar por enviar a documentação à transportadora ou fazê-lo nós próprios – o que acaba por exigir alguma burocracia e demora mais. Por norma na DHL se a documentação correta for enviada antecipadamente (como eles costumam pedir num contacto que nos fazem anterior à chegada do objecto a Lisboa) o envio acaba por entrar em distribuição no próprio dia e todo este processo se torna muito rápido.

Também poderá interessar  [GeekBuying] Xiaomi Note 2 em pré-venda

Screenshot_1
O Correio Registado/Expresso pode dar-nos muitas dores de cabeça. Claro, se o vosso envio não exceder os 22€ (já com portes) não deverão ter problemas visto que há isenção de direitos alfandegários para essa gama de valores.
No caso de exceder e ser selecionado para controlo aduaneiro então entramos num processo que pode demorar 1, 2 ou mesmo 3 meses! O meu conselho é seguirem o envio no site dos CTT e assim que houver indicação de “Entrada armazém para aplicação de legislação” devem enviar email para internacional@ctt.pt com o nº do envio no assunto com digitalização do CC ou BI+Nº contribuinte e dos documentos da compra – seja fatura comercial, extrato banco/cartão crédito ou PayPal – para que este processo seja mais rápido.
Já me aconteceu ter esperado 3 meses, por isso o melhor é tentar ligar regularmente para os CTT para os “lembrar” do envio e assegurar de que a documentação enviada chegou aos Serviços Aduaneiros. A solução ideal é deslocarem-se à Alfândega para tratarem do processo de importação presencialmente.

Screenshot_2
Deves ter em atenção que muitas vezes o Tracking Code só é válido a partir da passagem pela Holanda, e só é rastreável no site dos CTT a partir da Recepção Internacional em Lisboa. Deves ir tentando procurar pelo 17track
Ultimamente surgiram novos métodos de Envio como o “Priority Direct Mail” da GearBest que eu classifico como “desdobrados” uma vez que passam por diferentes tranportadoras.
Este tipo de envios permite que o objecto se desloque desde a China, passando por HongKong, Reino Unido, Espanha até à morada sem que o cliente tenha de pagar direitos alfandegários.

Também poderá interessar  [Novidade] Doogee F5 - o primeiro smartphone que vou testar para ti

Screenshot_3

Acaba por ser também um método bastante rápido – cerca de 10 a 15 dias úteis desde o envio até à entrega. Neste método devemos usar o site Sky56 para ler tracking até ao momento em que é enviada informação para Espanha, e a partir daí usar o Correos.es ou mesmo correosexpress.com para saber o estado do envio e se já entrou em distribuição na nossa morada.
Em Portugal a entrega é feita pela Adicional Logistics e até ao momento não tive quaisquer problemas, tendo já feito alterações de morada junto do estafeta (entrega em casa de familiar) sem problemas.
Recomendo que sempre que o pagamento não seja feito por PayPal procurem junto dos vendedores algum tipo de cláusula de “seguro” que vos poderá ser útil no caso de algum extravio – que apesar de nunca me ter acontecido, é uma possibilidade em qualquer envio!
Espero que tenha sido útil! Qualquer dúvida é só deixar nos comentários!

Grupo de ajuda e dicas no Facebook

Adere ao nosso grupo no Facebook!

15 COMENTÁRIOS

  1. A isenção de pagamento de direitos não deveria ser 22 euros mas sim 45 euros, se as regras são europeias, pois na vizinha Espanha, a isenção funciona assim – empresas: 22 euros, particulares – 45 euros.
    Já coloquei esta questão à alfândega portuguesa, em 3 emails sucessivos, continuo a aguardar resposta, continuarei a insistir até ter a informação, até porque ultimamente 2 encomendas no valor de 31 euros cada uma vinham com direitos a pagar. A primeira paguei por ter sido surpreendido pelo carteiro, a segunda já não paguei, por uma questão de princípio preferi perder os 31 euros.

  2. Pelo pouco que sei, para os casos de Priority Direct Mail, agora conhecido por Priority Line – Spain Express as encomendas feitas no site chinês passam para estes armazens que funcionam como reenviadores da encomenda (e serão envio apartir da Europa sem serem importações fora do espaço europeu e sem as taxas de controle aduaneiro).
    ou então como o caso da Gearbest que têm tb as vendas directas do site europeu EU /HK e HK2 que vendem directo da Europa. Tb há o site da Geekbuying que vende de Espanha directo. ( os preços são um pouco mais caros ~10-15euros)

  3. No exemplo que mostras com tracking vindo de Singapura, pode-se facilmente perceber o quão incompetentes são quer os CTT, quer a Alfândega de Lisboa.
    Na minha modesta opinião e de acordo com experiências pessoais, que, valem o que valem, quer os CTT quer a Alfândega de Lisboa são uma incompetência atroz a todos os níveis.

Deixa-nos a tua opinião