FBI, CIA e NSA desaconselham Huawei…

0
343

A notícia pode até espantar mas quando se fala na América tudo pode acontecer.

Seis grandes agências de inteligência dos EUA alertaram que os cidadãos americanos não devem usar produtos e/ou serviços feitos pelos gigantes técnicos chineses Huawei e ZTE.

De acordo com um relatório da CNBC, os chefes de inteligência fizeram a recomendação durante uma audiência do Comitê de Inteligência do Senado na terça-feira. O grupo incluiu os chefes do FBI, da CIA, da NSA e o diretor de inteligência nacional.

O diretor do FBI – Chris Wray – disse que o governo estava “profundamente preocupado com os riscos de permitir que qualquer empresa ou entidade que seja obrigada a governos estrangeiros que não compartilhem nossos valores para ganhar posições de poder dentro de nossas redes de telecomunicações”. acrescentou que isso proporcionaria “a capacidade de modificar ou roubar informações maliciosamente. E proporciona a capacidade de realizar espionagem não detectada”.
 
 
Este alerta não é novo, aliás as autoridades dos EUA há muito que se têm preocupado com a Huawei, que foi fundada por um ex-engenheiro do Exército de Libertação do Povo da China e foi descrita pelos políticos dos EUA como “um braço do governo chinês”. Esse aviso levou à proibição da oferta da Huawei para os contratos do governo dos EUA em 2014, e agora está a causar alguns constrangimentos na entrada em pleno da tecnológica chinesa no mercado norte-americano.
 
Em resposta a estes comentários, um porta-voz da Huawei disse à CNBC: “A Huawei tem conhecimento de uma série de actividades governamentais dos EUA aparentemente destinadas a inibir o negócio da Huawei no mercado americano. A Huawei é confiável por governos e clientes em 170 países em todo o mundo e não apresenta maior risco de ciber-segurança do que qualquer outra tecnológica”.
 
Será esta uma medida de segurança nacional, de defesa do setor americano (Apple?) ou ambos?
Também poderá interessar  Tutoriais Kodi 17

Grupo de ajuda e dicas no Facebook

Adere ao nosso grupo no Facebook!

Deixa-nos a tua opinião