Data center subaquático da microsoft em operação

0
329

Depois de muitos anos a trabalhar neste projeto, conhecido com Natick, na passada terça feira, dia 5, o primeiro data center subaquático da microsoft entrou em operação.

A ideia surge da necessidade de economizar energia com o sistema de refrigeração, desta forma os data centers consomem muito menos eletricidade, precisam de menos manutenção tornando-se mais sustentáveis.

Como o fundo do mar é normalmente mais gelado que a superfície, especialmente na costa dos países do norte da Europa, como a Escócia, onde foi submergido este data center, a água serve como um elemento de refrigeração natural.

 

O equipamento que a Microsoft colocou no fundo do mar nesta semana conta com 864 servidores, os quais precisam de cerca de 1 megawatt de eletricidade para funcionar. Toda ela proveniente de fontes renováveis.

Caso o projeto se mostre viável, a empresa espera implantar data centers submarinos no mar próximo de grandes centros urbanos, onde existe grande procura por ligações de alta velocidade. Isto é interessante pois mais da metade da população mundial vive em até 200 km do mar.

Também poderá interessar  Análise: MI Power Bank 2 - uma compra segura

Grupo de ajuda e dicas no Facebook

Adere ao nosso grupo no Facebook!

Deixa-nos a tua opinião